.....................2014.........................BLOW BETO

Instalar os fios do painel frontal

  Instalar os fios do painel frontal



Como instalar os fios do painel frontal
Os fios do painel frontal nem sempre são padronizados e apenas os fios básicos costumam estar identificados na placa mãe. Além das preciosas dicas sobre a conexão destes fios que você encontra neste artigo, é sempre bom ter o manual da placa mãe por perto. Caso surja alguma dúvida específica da placa, é mais fácil para você encontrar a solução.

Os fios do painel frontal

Instalando os botões principais e seus respectivos leds

Vamos começar pelos fios “principais”. Primeiramente, localize os fios presentes no painel frontal de seu gabinete. Por padrão, os mais comuns costumam ser o do Power, Reset, Led do Power e Led do Disco Rígido (HDD). Na figura abaixo, eles estão identificados como Power SW, Reset SW, Power LED (+ e -) e HDD LED.
Conectores da chave power, reset e seus respectivos leds.
Em seguida, procure na placa mãe de seu computador os conectores nos quais estes fios devem ser plugados. Se não houver uma identificação na placa, procure-a no manual.
Imagem dos conectores frontais em uma placa mãe
Feito isto, basta ligar os fios em seus respectivos conectores na placa mãe (normalmente o lugar de encaixe está identificado na placa mãe). Algumas placas possuem cores variadas em seus conectores, mas nem sempre isto pode ser levado em conta, pois na maioria dos casos estas cores não coincidem com as dos fios do gabinete.
Fios power, reset e leds devidamente conectados na placa mãe
Lembre-se de dispensar uma atenção especial à polaridade dos fios, conectando conforme a marcação de positivo e negativo (+ e -) na placa mãe. Fios brancos e pretos costumam ser negativos, mas em caso de dúvidas é sempre recomendado verificar no manual do gabinete.

Instalando portas USB

Os gabinetes normalmente possuem duas portas USB no painel frontal e eles costumam estar dispostos como um conector de 9 ou 10 pinos na placa mãe. Para conectá-las corretamente, como não há uma padronização, você precisa ter em mãos o manual da placa mãe.
A partir do painel frontal do gabinete, você encontrará oito fios relacionados com as portas USB e cada uma delas utiliza quatro fios e eles podem tanto vir em pares quanto separados para garantir compatibilidade entre modelos de placa mãe. Lembre-se que caso o gabinete possua mais (ou menos) do que duas portas USB frontais, esta quantidade de fios também será diferente.
Para facilitar seu trabalho, separe os fios em grupos. Abaixo, eles estão separados em 1 (VCC1, Data 1-, Data 1+ e GND1) e 2 (VCC2, Data 2-, Data 2+ e GND2).
Fios de duas entradas USB frontais
Em seguida, basta instalá-los nos conectores da placa mãe.
Exemplo dos conectores para USB em uma placa mãe
Estes pinos ao contrário dos que foram explicados anteriormente, não costumam ter seu lugar identificado na placa mãe e você precisará do manual para efetuar a conexão de forma correta.
Cabos USB devidamente conectados na placa mãe
No exemplo utilizado, eles seriam conectados nesta disposição (isto é apenas um exemplo, e varia conforme a placa!):
Conforme mostrado no manual, disposição dos pinos USB

Instalando microfones e alto-falantes

Os gabinetes mais novos, além dos botões e leds principais e portas USB costumam ter uma entrada de microfone e saída para fone de ouvido (ou alto-falante). O conjunto será composto por uma quantidade variando de sete a nove fios.
Abaixo, serão especificadas algumas dicas para facilitar seu trabalho na localização dos conectores e fios, porém a instalação destes cabos é um pouco mais complexa e você precisa do manual da placa mãe para saber exatamente o local no qual eles devem ser conectados.
Localize na placa mãe o local que contém os conectores corretos para esta função. Eles costumam estar identificados com a palavra “Audio” (no exemplo abaixo, “JAUDIO”). Se existirem "jumpers", pode ser necessário a remoção destes.
Conectores de áudio frontais em uma placa mãe
Então, você deve localizar os fios vindos do gabinete e observar a função de cada um deles (escrita nos conectores pretos em suas pontas). O restante é literalmente composto por conectar cada fio em seu respectivo conector na placa mãe, como indicado pelo manual. No exemplo utilizado, eles seriam conectados nesta disposição (isto é apenas um exemplo, e varia conforme a placa!):
Exemplo da disposição dos pinos para conectores frontais de audio em uma placa mãe

Próxima aula aqui
Share this article :