<"> <">

Instalando memória e placa de vídeo

         Instalando memória e placa de vídeo



Instalando memória e placa de vídeo
A tão comentada memória! Veja, passo a passo, como colocar para funcionar esta peça tão importante. Para aqueles que possuem uma placa de vídeo externa (sem ser a onboard), é possível encontrar também diversas dicas de instalação para esta peça tão cobiçada por diversos usuários, principalmente os gamers.
Instalando as memórias

A primeira coisa a fazer antes de mexer em qualquer item é verificar se você comprou o tipo de placa correta e se sua placa mãe realmente possui os devidos slots para os novos módulos de memória. O segundo passo é muito importante para consumidores que adquiriram placas de vídeo mais modernas (do tipo PCI-Express e que necessitem de energia a mais), pois você deverá averiguar se sua fonte possui os conectores necessários para a placa.
Verifique sua fonteRelembra-se ainda a importância de checar a capacidade da fonte, pois instalar uma placa de vídeo que consuma muita energia em uma fonte que não consiga produzir o suficiente pode gerar sérios danos aos itens de hardware do computador. Caso você não saiba como fazer os devidos cálculos de energia, dê uma olhada no artigo “Fontes: Você dá a devida importância à sua?”.
Instalando uma placa de vídeo AGP
As placas de vídeo do tipo AGP são um pouco mais antigas e não possuem grandes segredos. Para instalar uma placa nova você deve primeiramente averiguar se sua placa-mãe possui alguma trava no slot. A grande maioria possui essa trava, que serve para a placa de vídeo não ficar mal-encaixada.
Repare que esta placa-mãe não possui uma trava para a placa de vídeo
Em nosso exemplo a placa-mãe é um pouco mais simples do que as comuns, portanto não há esta trava de segurança. Após abaixar a trava, basta você segurar a placa pelas bordas e então encaixá-la lentamente no slot. A placa de vídeo estará devidamente instalada após você ouvir um barulho da trava mudando de posição.
Segure a placa pelas bordas e encaixe vagarosamente. Não esqueça de parafusar a placa após a instalação.
Instalando uma placa de vídeo PCI-Express
A instalação das placas de vídeo PCI-Express não diferencia em muito da instalação das placas de vídeo do tipo AGP. Portanto, caso seu computador já possua uma placa e você esteja substituindo a placa antiga, empurre a trava para o lado (em algumas placas-mãe, a trava deve ser empurrada para baixo) e retire a placa antiga.
Confira o tipo da trava que sua placa possui. Caso necessário, destrave-a para então encaixar a placa de vídeo.
Para instalar uma placa de vídeo do tipo PCI-Express, basta segurar a placa pelas bordas e encaixá-la lentamente. Vale lembrar que se sua placa de vídeo precisa de energia extra, você não pode, em hipótese alguma, se esquecer de conectar o cabo no devido local.
Encaixe a placa no slot e parafuse-a após terminar a instalação.
Detalhe: algumas fontes não possuem o devido conector para placas do tipo PCI-Express, portanto, utilize o adaptador de cabos de energia que deve ter vindo junto com a sua placa de vídeo.

Adicionando mais memória RAM
Instalar memória RAM não é algo de outro mundo, mas tudo deve ser feito com grande cautela. Ao abrir o gabinete você deve ter reparado que sua placa-mãe possui um ou até três slots sobrando para a instalação de novos pentes de memória. A instalação procede da mesma maneira para memórias do tipo DDR ou DDR2.
Mude as travas de posição
Mude as travas de posição, deixando o slot desobstruído (repare na figura acima: no passo 1 as  travas estavam na posição comum, no passo 2 as travas estavam abertas). Segurando o módulo novo pelas laterais, encaixe-o no slot. A memória estará instalada corretamente, caso as travas estejam na mesma posição das demais travas (confira na imagem abaixo).
Instale o novo módulo de memória e trave o pente para que não haja problemas

Próxima aula aqui
<><>