<"> <">

Instalar uma unidade ótica

          instalar uma unidade ótica



Aprenda a instalar uma unidade ótica
Unidade ótica nada mais é do que um gravador de CD, DVD ou Blu-ray. O processo de instalação é bem rápido e não exige muitos conhecimentos, contudo, um pouco de atenção é sempre importante, mesmo seguindo um passo a passo detalhado como o encontrado nesse artigo.
Instalação de uma unidade ótica

• Leitor ou Gravador
• Cabo IDE ou SATA (varia conforme o modelo do aparelho)
• Uma fonte que possua um cabo de energia sobrando (a sua provavelmente deve ter mais de um cabo desses)
• Chave Philips
• Parafusos
Gravador de CD
Conheça o que você está instalando
Antes de adicionar o novo componente ao seu computador, talvez seja interessante você dar uma boa olhada nas entradas que ele possui. Abaixo você confere a imagem de um gravador de CD.
Detalhes do gravador
1 – Esta entrada serve para que você conecte o leitor diretamente a uma placa com suporte a áudio digital.
2 – Para quem possui placas de som mais antigas, existe a conexão analógica de áudio.
3 – Através desse jumper você pode definir a posição de sua unidade na BIOS do computador. Deixando o jumper do lado esquerdo, a posição é definida de acordo com o cabo IDE. Caso você deixe o jumper no meio, a unidade será definida como Slave, dando prioridade a HDs para serem unidades Master. Já se você colocar o jumper no lado direito, ele será definido como uma unidade Master.
4 – Aqui você deve conectar o cabo IDE, o qual possui uma posição correta. Se você observar bem de perto, há alguns números que indicam a posição do cabo (geralmente a faixa vermelha dos cabos IDEs deve ser conectada no lado onde há o número 1 da unidade de CD).
5 – Por fim, temos a conexão para o cabo de energia. Normalmente não há segredos para conectar este cabo, pois ele possui uma posição única.
Cabo IDE
Hora de instalar
Primeiramente, você terá de abrir seu gabinete  e retirar uma das tampas, para que um espaço fique desobstruído e haja lugar para adicionar o novo leitor.
Espaço para inserir a nova unidade
Agora você deve encaixar cuidadosamente a unidade neste espaço. Repare se o seu gabinete possui divisórias que mantenham o leitor suspenso (sem a necessidade de parafusos). Caso seu gabinete seja um modelo mais antigo, você terá de realizar este procedimento com o gabinete deitado, para que a unidade não caia.
Colocando a nova unidade
Bem, agora você deve parafusar a unidade, para que ela fique bem presa. Dois parafusos em cada lado já bastam, evidentemente, você deve utilizar parafusos do tamanho correto, os quais devem ter vindo junto com a unidade.
Parafusos para fixar
Para finalizar é necessário conectar os cabos. A ordem de conexão não importa, mas em nosso exemplo conectamos primeiramente o cabo de energia. O cabo IDE deve ser conectado primeiramente a placa mãe, sendo que você terá de consultar o manual da placa para saber a posição correta do cabo. No leitor ótico você deve conectar o cabo IDE como já indicado em nosso artigo, com a faixa vermelha na posição 1 do leitor.
Conecte os cabos corretamente


<><>